Início ArtigosEspeciais Série Chrono, Suikoden e outros JRPGs que merecem uma sequência

Série Chrono, Suikoden e outros JRPGs que merecem uma sequência

Os RPGs Japoneses sem duvidas são famosos no mundo inteiro, e é o gênero de game japonês que ficou mais popular no mundo, e também no próprio Japão.

Muitos desses RPGs se tornaram muito famosos e conquistaram milhões de fãs pelo mundo, porém alguns desses games param de receber novos jogos para suas franquias, deixando muitos fãs com saudade e com aquela esperança de poder jogar o seu JRPG favorito novamente.

Nesse artigo você verá 5 Excelentes JRPGs que merecem um sequência, seja ela uma sequência direta da historia anterior, ou um prólogo, ou até mesmo contando uma nova história.

Série Chrono

Começando pelo game que tem a menor chance de receber uma continuação, infelizmente. A Serie Chrono é uma das mais famosas em todo o mundo, e possui ao todo 3 jogos; tendo o seu primeiro jogo Chrono Trigger, como um marco na história dos videogames e também é claro dos RPGs.

Chrono Trigger

A série Chrono foi desenvolvida e publicada pela Square (atual Square Enix). O primeiro jogo da série, Chrono Trigger, foi lançado para o Super Nintendo Entertainment System em 11 de março de 1995 no Japão, e em 22 de agosto de 1995 na América do Norte.

Para a criação de Chrono Trigger, a Square conseguiu reunir os melhores profissionais da indústria dos games, verdadeiras lendas do mundo dos games. O time era tão bom que foi apelidado de “Dream Team” (Time dos Sonhos).

Alguns dos profissionais que fizeram parte do “Dream Team” foram, Hironobu Sakaguchi (criador de Final Fantasy), Yuji Horii (criador de Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de Dragon ball), Masato Kato (escritor), Nobuo Uematsu (compositor), Além de outros grandes profissionais da indústria, e de novos profissionais que se destacaram e também vieram a se tornar muito importantes para industria dos videogames.

Chrono Trigger foi bastante inovador e extremamente bem feito; com sua historia complexa, ótima jogabilidade e excelente trilha sonora, o jogo se tornou um sucesso, sendo considerado por muitos um dos melhores jogos já feitos até hoje.

Radical Dreamers

Desenvolvido e publicado pela Square e lançado em 3 fevereiro 1996, exclusivamente no Japão, para o periférico Satellaview do Super Famicom, Radical Dreamers é uma continuação pouco conhecida, o jogo é bem incomum e baseado apenas em textos. O jogador apenas deve ler os textos do jogo e escolher sua próxima ação entre as opções disponíveis.

A historia de Radical Dreamers é um complemento da historia de Chrono Trigger e serviu de inspiração para a criação do próximo jogo da série Chrono. O jogo atualmente é um item raro de colecionador.

Chrono Cross

O terceiro e ultimo jogo da série, Chrono Cross foi desenvolvido e publicado pela Square sendo lançado para o PlayStation em 18 de novembro 1999 no Japão, e em 15 de agosto de 2000 na América do Norte com publicação sendo feita pela Square Electronic Arts.

Para a produção de Chrono Cross não se teve a participação de todos os produtores do “Dream Team” que trabalharam em Chrono Trigger, contando apenas com a participação de alguns deles como Masato Kato, que foi diretor geral do game e com a supervisão de alguns membros do time como Hironobu Sakaguchi.

Apesar do desfalque de alguns produtores importantes do “Dream Team”, o jogo foi um sucesso, porém não agradou a todos. Mesmo não tendo o mesmo impacto do primeiro jogo da série, Chrono Cross é um jogo excelente e muito bem feito.

Qual a chance da série Chrono receber uma continuação?

Apesar de Chrono Trigger ter sido lançado em 2018 para o PC via Steam, e também Chrono Cross ainda mais recentemente em 2022 recebendo uma versão remasterizada intitulada Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition, para PC e consoles da atual geração, não parece haver nenhum indício forte que a Square Enix deseja criar uma sequência para a série.

Mesmo com todo esse sucesso a Série Chrono não recebe uma continuação a mais de duas décadas. Apesar dos produtores terem mostrado o interesse de continuar fazendo jogos para a série, os próprios produtores já declaram que por questões jurídicas é quase impossível a série Chrono receber uma continuação.

Série Suikoden

A série Suikoden é muito conhecida principalmente pelos fãs de JRPGs, com mais de 25 anos de história a serie conta com uma boa quantidade de jogos, sendo eles 5 jogos principais e 8 spin-offs, sendo que 4 desses spin-offs, 3 se tratam de visual novels e o outro um pachinko.

Suikoden

O primeiro game da Série, Suikoden foi desenvolvido e publicado pela Konami para o console PlayStation no Japão em 15 de dezembro de 1995, depois em dezembro de 1996 na América do Norte e em abril de 1997 na Europa.

O game também foi lançado para o Sega Saturn em 17 de setembro de 1998, com algumas novidades, mas apenas no Japão.

Suikoden tem uma leve inspiração no romance chinês Water Margin. O jogo em sua época teve boas avaliações, sendo elogiado por sua História, sistema de combate e trilha sonora, inclusive recebeu alguns prêmios.

O game teve uma boa aceitação dos jogadores e não é difícil encontrar pessoas que têm Suikoden em sua lista de melhores jogos de todos os tempos.

Suikoden II

Com o bom desempenho do primeiro jogo é então criada uma sequencia, Suikoden II chega trazendo uma história que se passa 3 anos após os eventos do jogo anterior.

O jogo foi desenvolvido e publicado pela Konami, sendo lançado para o PlayStation no Japão em 17 de dezembro de 1998, na América do Norte em 31 de agosto de 1999 e na Europa em 28 de julho de 2000.

Suikoden II melhorou drasticamente em praticamente tudo em que o primeiro jogo da serie trouxe, história, gráficos, enredo e etc…

Um recurso muito bacana que o game trouxe foi o de poder transferir os dados salvos do primeiro jogo para ele. Suikoden II foi até bem recebido e elogiado na época, porem não chamou muita atenção.

A baixa tiragem e o fato do jogo ser um 16 bit em uma época em que os jogos 3D estavam em alta, contribuiu para que o jogo não fizesse muito sucesso em seu lançamento. Atualmente o jogo é um clássico dos JRPGs e considerado um dos melhores jogos já feitos até hoje.

Genso Suikogaiden Vol. 1 – Swordsman of Harmonia

Desenvolvido e publicado pela Konami exclusivamente no Japão em 21 de setembro de 2000 para o PlayStation, Genso Suikogaiden Vol. 1, foi o primeiro spin-off da serie e se trata de um visual novel, sendo assim, possui apenas textos e imagens.

O jogo conta uma historia paralela que se passa durante os acontecimentos do Suikoden II, inclusive a historia de Genso Suikogaiden Vol. 1, se cruza com a historia de Suikoden II.

O recurso de poder transferir os dados de salvamento também esta presente neste jogo, dando a possibilidade de transferir dados do save do Suikoden II para o save do Genso Suikogaiden Vol. 1, e isso afeta partes da história do spin-off.

Genso Suikogaiden Vol. 2 – Duel At Crystal Valley

Em 22 de março de 2001 é Lançando para o PlayStation e também apenas no Japão, Genso Suikogaiden Vol. 2, sendo desenvolvido e publicado pela Konami, o segundo spin-off da serie se passa após eventos de Suikoden II.

Genso Suikogaiden Vol. 2 pode transferir dados de Genso Suikogaiden Vol. 1, para adicionar extras a sua história.

Suikoden Card Stories

Meses após o lançamento de Genso Suikogaiden Vol. 2 naquele mesmo ano em 13 de setembro de 2001 mais um spin-off da serie é lançado exclusivamente no Japão o game de cartas Suikoden Card Stories para o portátil Game Boy Advance.

Sendo desenvolvido e publicado pela Konami, o game diferente de seus antecessores que tinha grande foco na história, Suikoden Card Stories foca em sua gameplay. Além da sua versão para o GBA o jogo também recebeu uma versão física do jogo de cartas colecionáveis.

O game conta a mesma história de Suikoden II, porém com algumas diferenças não canônicas.

Suikoden III

Em 11 de julho de 2002 é lançado no Japão para PlayStation 2, Suikoden III, e em 22 de outubro de 2002 o jogo também chega a américa do norte, sendo desenvolvido e publicado pela Konami.

Suikoden III teve a maior parte de seu desenvolvimento feito pela mesma equipe que desenvolveu Suikoden II, porém apenas um mês antes do lançamento do jogo, alguns membros da equipe de Suikoden III saíram da Konami, incluído o criador da série Yoshitaka Murayama.

A história de Suikoden III se passa aproximadamente 16 anos após os acontecimentos do segundo jogo da serie, o jogo traz 3 personagens principais ao invés de apenas 1, fazendo com que a história seja explorada por 3 pontos de vistas diferentes.

O game trouxe mudanças significativas em relação aos outros jogos da serie e adicionou novas mecânicas. No geral Suikoden III recebeu boas criticas.

Mas recebeu também algumas criticas negativas, como por exemplo a critica de alguns fãs dos primeiros 2 jogos da serie, que diziam que Suikoden III havia modificado demais coisas que eles gostaram nos dois primeiros jogos.

Mesmo com algumas criticas negativas até mesmo de alguns fãs da série, Suikoden III é facilmente um dos melhores JRPGs do PS2.

Suikoden IV

Desenvolvido e publicado pela Konami, Suikoden IV, é lançado no Japão em 19 de agosto de 2004 para o PlayStation 2, e em 11 de janeiro de 2005 o jogo chega também na América do norte e em 25 de fevereiro de 2005 na Europa.

A história Suikoden IV se passa a aproximadamente 150 anos antes da história do primeiro jogo da série. O jogo trouxe algumas mudanças e novos recursos. mas apesar de alguns desses novos recursos serem elogiados o jogo recebeu criticas medianas.

Suikoden IV acabou desapontando muitos fãs da serie, o que fez com que ele fosse considerado o pior dos 5 jogos da série principal.

Suikoden IV também é o primeiro jogo da série a não ter o recurso de receber algum bônus por transferir dados de um jogo anterior da série, principalmente porque a história do jogo se passa antes da história dos jogos anteriores.

Suikoden Tactics

O até então primeiro e único jogo tático da série, Suikoden Tactics, foi desenvolvido e publicado pela Konami e lançado no Japão em 22 de setembro de 2005 e mais tarde chegando na América do norte em 8 de novembro de 2005 e em 23 de fevereiro de 2006 também na Europa.

A história de Suikoden Tactics se passa 3 anos após os eventos de Suikoden IV. Apesar do game ter sido bem recebido no Japão, no ocidente o game no geral teve criticas medianas.

Suikoden Tactics permite transferir dados do Suikoden IV para poder receber extras no game.

Suikoden V

O até então quinto e ultimo jogo da série principal, Suikoden V, foi desenvolvido e publicado pela Konami, sendo lançado para PlayStation 2 em 23 de fevereiro de 2006 no Japão, depois na América do Norte em 21 de março de 2006; e também na Europa em 22 de setembro de 2006; e na Austrália em 10 de outubro de 2006.

O enredo de Suikoden V se passa 8 anos antes dos eventos do primeiro Suikoden. O game trouxe vários novos recursos e melhorias, além de reverter mudanças impopulares do game anterior.

Suikoden V conseguiu melhorar em relação ao jogo anterior, mas ainda assim não foi muito bem. O jogo no geral teve criticas razoavelmente positivas, mas teve um numero de vendas decepcionante em comparação com os jogos anteriores.

O game também não oferece nenhum recurso para receber bônus por transferir dados de save de jogos anteriores.

Suikoden Tierkreis

Em 18 de dezembro de 2008 é lançado no Japão para o portátil Nintendo DS mais um spin-off da série, Suikoden Tierkreis, o game também foi lançado na Europa em 13 de março de 2009; e em 17 de março de 2009 na América do Norte. O game foi desenvolvido e publicado pela Konami.

Suikoden Tierkreis foi o primeiro jogo Suikoden em que sua historia não tem relação com a historia da serie principal, o game no geral recebeu criticas razoavelmente positivas, com destaque para sua história.

Suikoden TIERKREIS: Castle of Stardust

Desenvolvido e publicado pela Konami e lançando para mobile exclusivamente no Japão em 09 de outubro de 2008, Suikoden TIERKREIS: Castle of Stardust é mais um visual novel da série Suikoden, nos moldes de Genso Suikogaiden Vol. 1 e Genso Suikogaiden Vol. 2. Porém seu enredo é mais semelhante ao de Suikoden Tierkreis.

Genso Suikoden Pachisuro

Em 11 de janeiro de 2011 é lançado exclusivamente no Japão, Genso Suikoden Pachisuro, que é um tipo de pachinko (máquina caça-níquel japonesa). tendo sido desenvolvido pela KPE (Konami Parlor Entertainment) e publicado pela Konami, este Pachinslot se passa em torno dos eventos do Suikoden IV.

Genso Suikoden: Tsumugareshi Hyakunen no Toki

O mais recente jogo da série, Genso Suikoden: Tsumugareshi Hyakunen no Toki, foi desenvolvido e publicado pela Konami e lançado exclusivamente no Japão para o PSP em 9 de fevereiro de 2012.

O game é um spin-off e seu enredo ocorre em seu próprio universo dentro do multiverso Suikoden e fora da sequência de outros jogos da série, assim como Suikoden Tierkreis.

Qual a chance da série Suikoden receber uma continuação?

A série Suikoden é muito querida pelos fãs de JRPGs, com o passar do anos Suikoden foi ganhando cada vez mais reconhecimento dos jogadores, com destaque aos primeiros jogos da linha principal da série.

Suikoden possui um grande numero de fãs que aguardam principalmente um novo jogo da série principal, uma continuação ou até mesmo um novo spin-off talvez não seja tão improvável que aconteça.

A Konami já revelou que fara o lançamento de uma versão remasterizada em HD dos dois primeiros jogos de Suikoden ainda em 2023, mas sem uma data especifica até então. Além disso a empresa já afirmou que vem trabalhando em franquias conhecidas e também em projetos ainda não anunciados.

Isso pode indicar que talvez a Konami tenha planos para um novo Suikoden. Pórem mesmo que a Konami não tenha mais interesse em criar novos jogos da franquia Suikoden, os fãs da serie não estarão totalmente sem opções.

Já que graças ao apoio financeiro dos fãs de Suikoden através do site de financiamento coletivo Kickstarter, o criador de Suikoden, Yoshitaka Murayama, juntamente com ex membros da equipe que trabalhou nos primeiros jogos da série Suikoden, conseguiram o financiamento necessário para desenvolver um novo game que será um ‘sucessor espiritual’.

Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes, é um game totalmente novo e traz á proposta de ser uma homenagem aos JRPGs do PS1, além de também ter uma essência dos dois primeiros Suikoden.

O game foi um sucesso de arrecadação no Kickstarter, o que redeu um prequel, Eiyuden Chronicle: Rising (Já lançado), para aquecer os fãs antes do lançamento de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes, que ainda não tem data de lançamento confirmada.

Isso é uma prova da força dos fãs de Suikoden que há anos aguardam um novo game da série que seja a altura dos primeiros jogos, mas a decisão de criar um novo Suikoden dando continuidade a série está totalmente nas mãos da Konami.

Série Grandia

A série Grandia apesar de não ser muito famosa, é bastante conhecida em todo o mundo pelos fãs de JRPGs. Desenvolvida pela Game Arts a série Grandia possui ao todo 7 jogos, sendo 3 games principais, 2 spin-offs, uma extensão e um MMORPG.

Grandia

O primeiro game da série, Grandia foi desenvolvido pela Game Arts e publicado pela ESP Software, e lançado no Japão em 18 de dezembro de 1997 para o console Sega Saturn.

O game também foi lançado para o PlayStation no Japão em 24 de junho de 1999, na América do Norte em 26 de outubro de 1999, sendo publicado pela Sony Computer Entertainment America e em 31 de março de 2000 na Europa pela Ubi Soft.

Grandia recebeu destaque pelo seu sistema de combate e fez muito sucesso em seu lançamento, principalmente no Japão em seu lançamento original para o Sega Saturn e recebeu muitos elogios e alguns prêmios. Foi também muito bem recebido em seu lançamento na América do Norte.

Grandia: Digital Museum

Grandia recebeu também uma expansão, lançada exclusivamente no Japão em 28 de maio de 1998 apenas para o Sega Saturn, que se chama Grandia: Digital Museum que trouxe algumas dungeons adicionais e alguns extras.

Grandia 2

O segundo jogo da série principal, Grandia 2 foi desenvolvido e publicado pela própria Game Arts, e lançado para o Dreamcast em 3 de agosto de 2000 no Japão, sendo lançado também na América do Norte em 6 de dezembro de 2000 e na Europa em 23 de fevereiro de 2001 pela Ubi Soft.

Grandia 2 também foi lançado para o PlayStation 2 em 28 de janeiro de 2002 na América do Norte pela Ubi Soft, em 21 de fevereiro de 2002 no Japão pela Enix (atualmente Square Enix), e em 28 de março de 2002 na Europa pela Ubi Soft.

O game foi muito bem recebido em seu lançamento original para o Dreamcast, e recebeu muitos elogios apesar de não ter tido um grande volume de vendas; já a sua versão para PS2 recebeu varias criticas, pois era inferior a versão original para Dreamcast. Apesar disso o jogo é muito bom, e eu particularmente gostei bastante.

Grandia: Parallel Trippers

No ano de 2000 além de Grandia 2 outro game da série também é lançado. O jogo Grandia: Parallel Trippers é um spin-off do primeiro jogo da série Grandia. O game foi desenvolvido pela Game Arts e publicado pela Hudson Soft e lançado exclusivamente no Japão em 22 de dezembro de 2000 para o console portátil Game Boy Color.

A Game Arts decidiu criar Grandia: Parallel Trippers para que os fãs da série Grandia pudessem jogar um jogo da série em qualquer lugar, o jogo também foi desenvolvido com o objetivo de poder ser igualmente agradável para os jogadores veteranos e novos da série, porém o game não chamou muita atenção e recebeu criticas por ser um jogo genérico.

Grandia Xtreme

O próximo jogo da série foi Grandia Xtreme, desenvolvido pela Game Arts e publicado pela Enix e lançado exclusivamente para o PlayStation 2, em 31 de janeiro de 2002 no Japão e em 30 de setembro de 2002 na América do Norte. Grandia Xtreme é o segundo spin-off da série, sendo o melhor já feito até então; também é um dos melhores jogos da série Grandia.

O jogo é um pouco diferente dos títulos principais, porém manteve os pilares básicos da série. Grandia Xtreme foi projetado para ser mais acessível aos jogadores mais casuais, com isso o jogo trouxe um maior foco no sistema de batalha tradicional da serie, que é excelente, e a progressão do jogo é feita através de masmorras tornando o jogo muito mais dinâmico.

Consequentemente o jogo acabou recebendo um foco menor na sua história, o que acarretou em algumas criticas. Independente disso o jogo cumpriu com a sua proposta de forma excelente e teve uma boa aceitação dos jogadores.

Grandia III

O terceiro e até então o último jogo da série principal, Grandia 3 foi desenvolvido pela Game Arts e publicado pela Square Enix e lançado apenas para o PlayStation 2 em 4 de agosto de 2005 no Japão e em 14 de fevereiro de 2006 na América do Norte. Grandia 3 modernizou e aperfeiçoou a série através de diversas melhorias feitas pela Game Arts. Dessas melhorias, o destaque fica para as melhorias no sistema de batalha, que já era ótimo e ficou ainda melhor.

Grandia 3 teve uma ótima recepção no Japão em seu lançamento, já na América do Norte a recepção também foi muito boa, apesar de ter sido um pouco inferior a do Japão. O jogo recebeu críticas razoáveis, porém o seu sistema de batalha foi muito elogiado. Particularmente Grandia 3 é o meu jogo favorito da série.

Grandia Online

O último jogo da série foi o MMORPG Grandia Online, desenvolvido pela Game Arts e publicado pela GungHo Online Entertainment e lançado exclusivamente no Japão apenas para PC em julho de 2009 em beta aberto. O jogo foi o primeiro multiplayer online da série e manteve várias características encontradas nos jogos anteriores da série. Porém Grandia Online não agradou os jogadores e foi encerrado oficialmente em 28 de setembro de 2012.

Qual a chance da série Grandia receber uma continuação?

A série Grandia é excelente, com destaque para os jogos da série principal. Já fazem mais de 15 anos que a série principal não recebe uma continuação e é muito difícil dizer se isso um dia irá acontecer. A Game Arts teve a maioria de suas ações compradas pela GungHo Online Entertainment, com isso a Game Arts foi transformada em uma Subsidiária da GungHo em novembro de 2005.

Rogue Galaxy

Um dos primeiros jogos da respeitada desenvolvedora japonesa Level-5, Rogue Galaxy é um dos melhores RPGs já lançados para o PlayStation 2. O jogo até hoje não recebeu nenhuma continuação, então Rouge Galaxy será o único game dessa lista que não é uma série.

Rogue Galaxy é um jogo desenvolvido pela Level-5 e publicado pela Sony Computer Entertainment e lançado exclusivamente no PlayStation 2 em 8 de dezembro de 2005 no Japão. O lançamento do jogo na America do Norte foi em 30 de janeiro de 2007, porém a versão ocidental do game foi muito além de uma simples tradução para o inglês.

O jogo recebeu diversas melhorias e novidades, como novos itens, habilidades, um novo planeta com sua própria história e muito mais. Em 21 de março de 2007 também foi lançado no Japão uma edição do jogo com todos os recursos adicionais da versão ocidental. Em 6 de setembro de 2007 o jogo é lançado na Austrália e em 7 de setembro de 2007 o jogo é lançado na Europa.

(Rogue Galaxy também foi lançado para PlayStation 4 através da PSN em 5 dezembro de 2015.) O Jogo no geral recebeu boas notas, inclusive recebeu o premio de melhor jogo de 2006 pela Famitsu que é a mais respeitada revista gamer do Japão. Eu particularmente acho o jogo excelente e um dos melhores do PS2.

Qual a chance de Rogue Galaxy receber uma continuação?

Apesar de Rogue Galaxy ter sido produzido pela Level-5 o jogo pertence a Sony, então o jogo depende dela para receber uma continuação, mesmo o jogo sendo muito bom ele não atendeu as altas expectativas da Sony, que esperava vender um milhão de cópias, porém vendeu menos da metade disso. A chance de uma continuação ou de até mesmo um remake é difícil, mas não impossível.

Série Golden Sun

A série Golden Sun além de ser considerada umas das melhores série de RPG de turno do Game Boy Advance (se não a melhor), é também um dos melhores JRPGs já feitos até hoje.

Golden Sun

Desenvolvido pela Camelot Software Planning e publicado pela Nintendo e lançado exclusivamente para o Game Boy Advance, em 1 de Agosto de 2001 no Japão, na América do norte em 11 de Novembro 2001 e em 22 de fevereiro de 2002 na Europa.

Golden Sun, foi criado pela Nintendo para tentar competir com o PlayStation que dominava o mercado de RPGs na época.

O primeiro jogo da serie inicialmente tinha sido planejado como um único game, mas devido as limitações do console portátil (GBA) e aos planos dos desenvolvedores para o game, eles decidiram por expandir o game e criar dois jogos, sendo o segundo uma continuação direta do primeiro.

Inclusive o jogo conta com um recuso muito legal, ao finalizar o jogo o jogador recebe um código que se colocado no segundo jogo da série transfere todos os seus personagem e itens do primeiro jogo para o segundo jogo da série.

Golden Sun no geral foi bem recebido, sendo aclamado pela crítica, recebendo elogios principalmente pelos seus gráficos, som e jogabilidade. e sendo considerado por muitos um dos melhores RPGs de todos os tempos.

Golden Sun: The Lost Age

O segundo jogo da série Golden Sun, foi lançado no dia 28 de junho de 2002 no Japão, Golden Sun: The Lost Age, desenvolvido pela Camelot Software Planning e publicado pela Nintendo, foi o segundo jogo da série e continuação direta de seu antecessor.

Também foi lançado na América do Norte em 14 de abril de 2003 e em 19 de setembro de 2003 na Europa. O jogo teve ótima recepção de publico e critica. The Lost Age manteve as mecânicas do primeiro jogo com algumas melhorias, e encerrou a história iniciada pelo seu antecessor.

Golden Sun: The Lost Age no geral recebeu boas críticas e foi bem recebido pelos jogadores, e dividiu opiniões sobre se ele era ou não melhor que o jogo anterior.

Golden Sun: Dark Dawn

O terceiro e ultimo da série foi Golden Sun: Dark Dawn que foi Lançado exclusivamente para Nintendo DS no Japão em 28 de outubro de 2010, na América do norte em 29 de novembro de 2010, na Austrália em 2 de dezembro de 2010, e em 10 de dezembro de 2010 na Europa.

Desenvolvido pela Camelot Software Planning e publicado pela Nintendo, Golden Sun: Dark Dawn trouxe a série do mundo 2D para o 3D e sua história se passa 30 anos após os eventos dos dois primeiros jogos. O jogo recebeu boas críticas, apesar de não ter sido tão bem recebido quanto os dois jogos anteriores.

Qual a chance da série Golden Sun receber uma continuação?

Uma continuação da série Golden Sun é algo possível de acontecer, pois os produtores já mostraram interesse de fazer um quarto jogo para série e até já afirmaram em entrevista que se tiver um número significativo de pessoas pedindo por um novo Golden Sun isso pode acontecer.

Como a série Golden Sun veio dos consoles portáteis, um Golden Sun 4 seria ideal no Nintendo Switch, já que o console é a mistura de um console de mesa e um console portátil, porém uma continuação de Golden Sun está nas mãos da Nintendo que é a dona da IP do jogo.

Aproveite e veja também nosso artigo sobre: A história dos videogames

Deixe um comentário