Tudo começou no final da Década de 90 com a crise financeira asiática; a Coreia decide investir fortemente em telecomunicações e infraestrutura de redes, tornando a Coreia a nação mais conectada do mundo; e com a internet mais barata e rápida do planeta. Com isso os PC Bangs como são chamadas as (Lan Houses) na Coreia se tornaram extremamente populares no país.
Os jovens se reuniam nas PC Bangs para jogar com os amigos seus games favoritos e competir entre si. Nesse período o game Starcraft e lançado e logo vira uma febre nacional, se tornando um dos games mais jogados da Coreia. Graças a ele as primeiras ligas profissionais do game começaram a surgir; pouco tempo depois os patrocínios por grandes empresas também.
Os incentivos do governo.
No ano 2000 graças a aprovação do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia, foi criado a KeSPA (Koren eSport Association) que gerencia os eventos, regula as transmissões e vistoria as condições de trabalho dos jogadores. Com isso incentivando o interesse da população pelos eSport e fazendo com que o eSport se torna-se um esporte tradicional.
Mesmo após o fim da carreira o jogador recebe ajuda para arruma outra profissão dentro do cenário como técnico, analista, narrador, comentarista e etc; ou se o jogador quiser outro caminho, há universidades coreanas que dão vagas especiais para bons jogadores, assim como as universidades americanas dão vagas aos alunos bons em basquete, futebol, etc…
O investimento das grandes empresas.
Grandes empresas coreanas e internacionais entraram no mercado de eSports. Algumas das maiores empresas coreanas como Samsung e SK Telecom inclusive tem times; várias empresas patrocinam os times e os jogadores, como a Coca Cola, Razer, Kingston, Alienware, Red Bull e muitas outras.
Isso acontece graças aos jogos serem transmitidos pela internet para o mundo todo; e até na TV a cabo coreana por vários canais exclusivos sobre eSport, como por exemplo o Ongamenet. As competições também lotam locais e até estádios com mais de 120 mil espectadores.
Os campeonatos.
A coreia também é pioneira na organização de campeonatos de eSports. A primeira olimpíada de jogos eletrônicos foi realizado na Coreia; o World Cyber Games em outubro do ano 2000 em Seoul capital da Coreia do Sul, o primeiro campeonato contava com 174 jogadores de 17 países e competições nos jogos: Quake III Arena, Age of Empires II, FIFA 2000 e o famoso StarCraft.
Atualmente este campeonato não existe mais tendo seu fim em 2014, mais e possível que o campeonato volte a ocorrer novamente no futuro. Atualmente o campeonato mais popular na Coreia e a LCK (League of Legends Champions Korea) tendo como o maior ganhador o time: SK Telecom T1.
O profissionalismo coreano.
Os coreanos tem uma cultura de sempre querer ser o melhor em tudo o que faz; pois os coreanos tem um pensamento que só o primeiro lugar é reconhecido.
E como já é conhecido os asiáticos possuem uma disciplina admirável, além de uma dedicação que torna os coreanos bons em qualquer coisa que façam; e os times coreanos investem pesado no treinamento dos atletas, com mega Gaming House, treinadores, analistas, psicólogos e etc…
Os coreanos são tão bons nisso que a coreia importa jogadores para times do mundo inteiro; como China, Europa, Estados Unidos e até mesmo para o Brasil; assim como o Brasil importa jogadores para o mundo todo pra jogar futebol. E é graças a todos esses fatores que Coreia do Sul é a Capital do mundial do eSports.
1 comentário
Super Interessante